cover
Tocando Agora:

Sejesp promove 1ª aula de futsal para pessoas em situação de rua

Será realizada em todas as segundas, com o objetivo de levar cidadania e dignidade para aracajuanos cadastrados no Centro POP

Sejesp promove 1ª aula de futsal para pessoas em situação de rua
Sejesp promove 1ª aula de futsal para pessoas em situação de rua (Foto: Reprodução)

Segunda-feira, dia 12 de janeiro de 2026. Esta data entrou para história de um grupo de pessoas em situação de rua que participou de uma aula de futsal com a presença de professores de educação física, no Parque da Sementeira.


A iniciativa da Prefeitura de Aracaju, realizada por meio da Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp), será realizada em todas as segundas, com o objetivo de levar cidadania e dignidade para aracajuanos cadastrados no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP).


“Hoje demos o primeiro passo de um projeto que vai muito além da quadra. Mostramos que o esporte é um caminho de inclusão, dignidade e novas oportunidades. E como professor de educação física, conheço o poder transformador do esporte na vida das pessoas”, afirmou o secretário da Sejesp, Aquiles Silveira.


Para o gestor, a criação deste projeto é a prova de que a Prefeitura de Aracaju está no rumo certo ao proporcionar lazer, acolhimento e esperança para quem mais precisa.


“Esse projeto é uma parceria entre a Sejesp e a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), junto ao Centro POP. É apenas a primeira aula de uma nova história para esses homens em situação de vulnerabilidade social”, disse.


Além da turma no Parque da Sementeira, haverá aulas de futebol no campo do Estação Cidadania, no bairro Bugio. A primeira atividade acontece nesta sexta-feira, dia 15, também com a presença de professores de educação física.


Centro POP


O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua é uma unidade pública destinada ao atendimento especializado de pessoas em situação de rua. Seu propósito é oferecer atendimento, apoio e acompanhamento qualificado, assegurando o acesso a direitos, o fortalecimento de vínculos sociais e familiares e a construção de alternativas para a superação da situação de rua.


O serviço funciona como ponto de referência para esse público, disponibilizando atendimentos individuais e coletivos, escuta qualificada, orientação social e encaminhamentos para a rede socioassistencial e demais políticas públicas. Além disso, oferece espaços para higiene pessoal, guarda de pertences, alimentação, atividades socioeducativas, oficinas e iniciativas que promovem autonomia.


O Centro POP também realiza abordagem social, elabora planos de atendimento individualizados e articula ações com as áreas de saúde, educação, trabalho e justiça.


“Várias secretarias estão inseridas neste projeto e a Sejesp está responsável em promover esporte como forma de ajudar na socialização deste grupo. Tenho certeza que as atividades vão ajudar neste processo e eu fico muito feliz em participar de uma gestão que se preocupa com a população que mais necessita de atenção”, pontuou.


“Essa parceria é muito importante para nós que fazemos a Secretaria da Família e da Assistência Social. Promover o acesso ao esporte para pessoas em situação de rua é garantir que as políticas públicas cheguem a quem mais precisa. Hoje, construímos uma nova história para o Centro POP, garantindo mais cuidado e proteção social aos nossos assistidos”, completou a secretária da Semfas, Simone Valadares.


PMA

Comentários (0)