cover
Tocando Agora:

Governo do Estado amplia número de hospitais habilitados para cirurgias do ‘Opera Sergipe’

Voltado a procedimentos como bariátrica e cirurgias de mama, Estado reforça fluxo do programa e garante atendimento em hospitais de referência

Governo do Estado amplia número de hospitais habilitados para cirurgias do ‘Opera Sergipe’
Governo do Estado amplia número de hospitais habilitados para cirurgias do ‘Opera Sergipe’ (Foto: Reprodução)

O Governo do Estado avança no cuidado com pacientes que necessitam de cirurgias de alta complexidade. Durante o encontro Colegiado Interfederativo Estadual (CIE) realizado nesta quinta-feira, 18, foram detalhados os fluxos do programa Opera Sergipe e anunciada a contratação de novos prestadores: o Hospital Decós e o Hospital Renascença. O objetivo é fortalecer e dar ainda mais celeridade aos procedimentos cirúrgicos que transformam a qualidade de vida da população.


O CIE tem papel fundamental na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo a articulação entre municípios e Estado para fortalecer o sistema de saúde e garantir políticas públicas integradas e qualificadas.


A adesão ao programa pela população tem sido significativa, especialmente nas cirurgias de mama e bariátrica. O acesso qualificado às cirurgias eletivas do ‘Opera Sergipe’ já recuperou a saúde de 30.897 sergipanos. “Foi uma surpresa positiva perceber o número de pessoas interessadas em mudar de vida. São procedimentos que transformam a realidade, evitam complicações futuras e promovem qualidade de vida”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri.


O ‘Opera Sergipe’ não é apenas uma ação técnica: envolve todos os pontos da rede de atenção e depende da união de esforços. Foi o que explicou a coordenadora do programa, Marli Palmeira. “A reunião com gestores, secretários municipais de saúde e prestadores credenciados que integram o ‘Opera Sergipe’ foi extremamente positiva. Tivemos a oportunidade de demonstrar todo o funcionamento do programa e, principalmente, apresentar os resultados alcançados. Só tenho a agradecer ao secretário de Estado da Saúde pelo apoio e parabenizá-lo pela condução desse trabalho grandioso, que tem mudado a vida de tantos sergipanos’, finalizou a coordenadora.


Segundo o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Enock Ribeiro, a reunião foi importante para a dinâmica e a estratégia da iniciativa do Governo do Estado. “O grande número de pessoas já beneficiadas é elogiável. Isso mostra o sucesso do ‘Opera’, os municípios e os secretários municipais se empenharam em mobilizar dentro dos seus territórios os pacientes, para o agendamento e regulação das cirurgias. Espaço que garante o sucesso do programa, da SES e dos municípios”, explicou Enock.


Novos prestadores

Para dar maior vazão às demandas, o Governo de Sergipe ampliou a rede de prestadores. Agora, além do Hospital Amparo de Maria (Estância), Hospital Nossa Senhora da Conceição (Lagarto), Hospital Nosso Senhor dos Passos (São Cristóvão) e Hospital Santa Isabel (Aracaju) como prestadores cadastrados, passam a integrar o programa o Hospital Decós, que realizará cirurgias urológicas, de mama e bariátrica, e o Hospital Renascença, com a realização de bariátrica, ambos de Aracaju, reconhecidos como referências em saúde no estado.


ASN*

Comentários (0)