cover
Tocando Agora:

Restaurante Popular Padre Pedro amplia atendimento com novo ponto no Espaço Cuidar Bugio

População da Zona Norte de Aracaju passa a contar com refeições diárias a R$ 1,00, fortalecendo programa Sergipe Sem Fome

Restaurante Popular Padre Pedro amplia atendimento com novo ponto no Espaço Cuidar Bugio
Restaurante Popular Padre Pedro amplia atendimento com novo ponto no Espaço Cuidar Bugio (Foto: Reprodução)

A expansão do Restaurante Popular Padre Pedro já começou a beneficiar a população da Zona Norte de Aracaju. Nesta quarta-feira, 27, foi iniciado o atendimento no Espaço Cuidar Bugio, com oferta de almoço e jantar a R$ 1,00. O equipamento social, gerenciado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), garante refeições de segunda a sexta-feira, atendendo principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de trabalhadores formais e informais da região.


É o caso da dona Jussara Silva de Araújo, que chegou cedo ao local para garantir as refeições dos netos antes da escola. “Já frequento o Padre Pedro do Centro e, quando fiquei sabendo que teria um ponto de entrega no bairro em que moro, fiquei muito feliz. Sou responsável pelos meus dois netos e agora temos uma refeição boa garantida”, relatou.




A jovem mãe Micheline Santos Messias também fez questão de se cadastrar logo no primeiro dia. “Minha mãe ficou sabendo da novidade porque participa das atividades aqui no Cuidar. Ela avisou a família no grupo de mensagens e eu vim logo garantir as refeições para mim e meus filhos. É uma iniciativa maravilhosa e que vai ajudar muito a gente”, disse.


Para a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, a descentralização é estratégica e reforça a importância do trabalho. “Considero que essa expansão beneficia não apenas a alimentação, mas também o acesso da população aos serviços. Os locais foram selecionados com base em critérios técnicos, priorizando áreas com alta vulnerabilidade social. A receptividade da comunidade demonstra a necessidade e a importância desse serviço”, ressaltou.


Quem também destacou a importância da novidade foi a coordenadora do Espaço Cuidar Bugio, Diná Silveira: “Estamos em uma região que concentra muitos bairros com famílias em situação de vulnerabilidade social. Por ser um local mais próximo que a unidade do Centro, esse ponto de entrega garante maior acesso à segurança alimentar, com preço acessível e atendimento perto de casa”.


Funcionamento e cadastro biométrico


O ponto de distribuição do Restaurante Popular Padre Pedro no Espaço Cuidar Bugio funciona de segunda a sexta-feira, com 1.500 refeições no almoço, das 10h30 às 12h30; e 450 no jantar, das 15h30 às 17h.


O atendimento é realizado por meio de cadastro biométrico. “A pessoa apresenta o CPF e logo fazemos a verificação se ela está cadastrada no CadÚnico. Em seguida, é coletada a digital e, diariamente, tem direito a uma refeição”, explicou a assistente administrativo do Restaurante Padre Pedro, Flávia Caroline.


Sergipe Sem Fome


A ampliação do Restaurante Popular Padre Pedro integra o programa Sergipe Sem Fome, que reúne ações como o Prato do Povo, o Cartão Mais Inclusão (CMais) e o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PEAA). Nos últimos dois anos, as iniciativas já garantiram mais de 2,7 milhões de refeições em todo o estado, contribuindo para a redução da insegurança alimentar grave de 30% em 2022 para 5,5% em 2023.


Fonte: Agencia Sergipe*

Comentários (0)