cover
Tocando Agora:

Governo de Sergipe realiza abertura da 6ª Conferência Estadual das Cidades

Evento visa contribuir com a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, a partir de debates sobre temas importantes e da definição de delegadas e delegados para representar Sergipe na etapa nacional da conferência

Governo de Sergipe realiza abertura da 6ª Conferência Estadual das Cidades
Governo de Sergipe realiza abertura da 6ª Conferência Estadual das Cidades (Foto: Reprodução)

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), realizou na última terça-feira, 26, a cerimônia de abertura da 6ª Conferência Estadual das Cidades, que neste ano traz como tema 'Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social'.


Com a presença de representantes das secretarias e órgãos do Governo do Estado, além dos segmentos empresariais, movimentos populares, entidades de classe e convidados, o objetivo do evento é contribuir com a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, a partir da discussão de seis eixos e da definição de delegadas e delegados para representar o Estado na etapa nacional, que ocorrerá em outubro, em Brasília, por meio de uma programação dividida por plenárias, mesas de debate e aprovação do regimento.


“Através da Conferência Estadual das Cidades, discutiremos sobre essa grande temática que é o Desenvolvimento Urbano e o Direito à Cidade. Por meio de eixos, teremos discussões fundamentais para que possamos levantar o que queremos para termos cidades com mais bem-estar e qualidade de vida. Serão dias de escuta, participação e protagonismo, com toda a sociedade chamada a construir as bases do que será a nossa política de desenvolvimento urbano”, destacou o secretário da Seplan, Julio Filgueira.


A etapa estadual ocorre após a realização das etapas municipais, promovidas pelos municípios sergipanos. Em Sergipe, foram 55 cidades que promoveram as etapas locais e estarão compondo a etapa estadual, contribuindo nos debates que deverão ser levados à etapa nacional. A última Conferência Estadual das Cidades de Sergipe aconteceu em 2013.


“É um momento importantíssimo para toda a população sergipana, principalmente para nós, que compomos a comissão organizadora desta conferência. Esses três dias representam uma construção que já vem sendo feita há quase um ano. Serão discussões sobre políticas públicas para nossas cidades, que é onde vivemos e temos que construir, afinal a cidade que queremos”, ressaltou a representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no evento, Caroline Rejane.


Metodologia


As propostas e discussões que serão apresentadas ao longo da programação, serão embasadas nos seguintes eixos: Sustentabilidade Ambiental e emergências climáticas; Habitação e regularização fundiária; Mobilidade urbana; Espaços públicos inclusivos; Saneamento ambiental; Políticas de patrimônio histórico.


A etapa estadual é requisito indispensável à participação do Estado na 6ª Conferência Nacional das Cidades, convocada pelo Ministério das Cidades, que será realizada em Brasília, no mês de outubro.O evento será fundamental, também, para o processo de construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).


Em Sergipe, a conferência é coordenada pela Seplan, por meio da subsecretaria de Desenvolvimento Regional e Gestão Metropolitana, e articulada por uma comissão organizadora plural e representativa de diversos segmentos, como gestores, administradores públicos e legislativos; movimentos populares; movimento sindical; empresários; entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais e ONGs, com reuniões regulares para dialogar sobre o evento.


Programação


Ao longo do dia, o evento contou também com o credenciamento dos participantes, classificados como delegados, observadores e convidados, além da leitura do regimento e de mesas temáticas sobre os desafios para a construção de uma política estadual de desenvolvimento urbano e de Inovação e Tecnologia para cidades mais humanas, criativas e sustentáveis, com convidados locais e de fora do estado.


ASN*

Comentários (0)