Georgeo Passos alerta para possível aumento na conta de água
A preocupação surge após a publicação da Portaria nº 44/2025

Durante Sessão Plenária nesta quarta-feira (25), o deputado Georgeo Passos (Cidadania) expressou preocupação com a possibilidade de aumento na tarifa de água para os consumidores sergipanos. A preocupação surge após a publicação da Portaria nº 44/2025, datada de 17 de junho, da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), que autorizou um reajuste de 7,74% no valor do metro cúbico de água tratada fornecida pela Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) à concessionária Iguá Saneamento S.A.
“A partir do dia 28 de junho, o metro cúbico da água tratada passará a custar R$ 2. Isso me chamou atenção porque, se a DESO vai vender água mais cara para a Iguá, temos uma grande possibilidade de que a Iguá também repasse esse aumento ao contribuinte”, afirmou o deputado.
Georgeo Passos destacou ainda que os serviços prestados pela concessionária têm sido alvo de muitas reclamações desde que a empresa assumiu o abastecimento e o saneamento básico no estado. “Desde que a Iguá passou a operar, aumentaram as queixas sobre falta de água, vazamentos que não são corrigidos, esgotos entupidos. Imagine agora a população ter que pagar mais por um serviço que não melhorou”, criticou.
O parlamentar também relembrou promessas feitas durante a votação da concessão dos serviços, quando foi dito que a tarifa não seria reajustada nos primeiros dois anos. “Alguns colegas disseram naquela sessão longa que a Iguá não aumentaria a tarifa nesse período. Mas com esse reajuste da DESO, é muito difícil que a Iguá não faça o mesmo”, ponderou.
Por fim, o deputado ressaltou que caberá à Agrese avaliar se a concessionária poderá ou não repassar esse custo ao consumidor. “Esperamos que, nesse momento em que os serviços não melhoraram, não tenhamos um aumento de quase 8% na conta de água do sergipano. Se o serviço não melhorou, a Iguá também não merece receber nenhum valor a mais”, concluiu.
O deputado também informou que representantes da empresa Iguá devem comparecer à Alese no dia 9 de julho, quando os parlamentares terão a oportunidade de questionar oficialmente se haverá ou não reajuste nas tarifas.
Alese*
Comentários (0)