Emsurb destaca coleta seletiva na comunidade do Lamarão
A Prefeitura de Aracaju reafirma seu compromisso com a conscientização ambiental

Na tarde desta terça-feira, 17, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Coordenadoria Ambiental da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e em parceria conjunta com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, junto a organização da Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape), promoveu uma roda de conversa com os moradores do Residencial Carlos Pinna de Assis, no bairro Lamarão. Localizado nas proximidades de uma Área de Preservação Ambiental, o encontro teve como objetivo sensibilizar a comunidade sobre práticas sustentáveis com os resíduos sólidos e a preservação do manguezal local.
Durante a atividade, foram discutidos temas como a importância do bioma manguezal, a coleta seletiva de resíduos e o impacto positivo de ações individuais na preservação ambiental. A ação contou com a participação de moradores de diferentes faixas etárias, incluindo crianças, que receberam uma abordagem lúdica e educativa. “A presença das crianças faz com que essas práticas tomem uma proporção maior, com uma linguagem diferente e mais assertiva. Tratamos com elas sobre o que é o meio ambiente, a importância da coleta seletiva, o que é reciclagem e também sobre o manguezal, que é o ambiente mais próximo deles. É fundamental que entendam e valorizem esses aspectos”, destacou Letícia Bispo Rocha, bióloga da Emsurb.
Plantio simbólico e impacto comunitário
Encerrando o encontro, foi realizado um plantio simbólico de mudas de espécies nativas, incluindo o Pau-Brasil. A atividade, conduzida pelas crianças, buscou reforçar os aprendizados do dia e promover reflexões sobre a importância do reflorestamento e do cuidado com o meio ambiente.
Luciano Gois, analista ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), enfatizou o impacto positivo da dinâmica: “Nós realizamos uma sensibilização com músicas e conversas em roda, criando um momento de aprendizado e troca. Agora, vamos realizar um plantio simbólico de algumas espécies de árvores nesta praça, para que as crianças possam acompanhar o crescimento dessas mudas e se lembrem do dia em que plantaram com a Sema”.
Compromisso coletivo
Patrícia Oliveira, coordenadora do Projeto de Trabalho Social (PTS), reforçou o papel das crianças como multiplicadoras das práticas socioambientais aprendidas e destacou a importância da corresponsabilidade na preservação do meio ambiente. “As crianças têm um papel fundamental, pois se tornam multiplicadoras das práticas aprendidas e acabam lembrando suas famílias sobre a importância de assumir suas responsabilidades. O município cumpre seu papel, realizando a coleta de resíduos, mas a responsabilidade também é individual. Cada um precisa fazer sua parte para cuidar do ambiente e fortalecer a comunidade”, afirmou Patrícia.
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Aracaju reafirma seu compromisso com a conscientização ambiental e a construção de práticas sustentáveis com descarte correto dos resíduos, envolvendo e engajando a comunidade em prol de um futuro mais responsável, verde e com mais reciclagem.
Foto: Ascom Emsurb
Comentários (0)