cover
Tocando Agora:

Prefeitura da São Cristóvão prepara turma da Guarda Municipal

O curso de Agente de Autoridade de Trânsito representa mais uma etapa do estágio operacional da Guarda

Prefeitura da São Cristóvão prepara turma da Guarda Municipal
Prefeitura da São Cristóvão prepara turma da Guarda Municipal (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdes), vem preparando de forma teórica e prática a primeira turma da Guarda Civil Municipal, que em breve estará atuando de forma efetiva em prol do bem-estar e da segurança do patrimônio e de toda a população da Cidade Mãe de Sergipe. Com mais este curso, os agentes tornaram-se habilitados a atuar também na segurança do trânsito.


De acordo com o secretário da Defesa Social, José Moura Neto, o curso de Agente de Autoridade de Trânsito representa mais uma etapa importante do estágio operacional da Guarda. Com essa formação, a nova equipe de segurança se especializou na área de trânsito, fiscalização e transporte, uma iniciativa fundamental que permitirá um auxílio mais eficaz à população diante dos desafios diários do trânsito. “Temos conhecimento de diversos acidentes, principalmente nas rodovias estaduais que cortam o nosso município. Com a formação dessa nova turma e sua capacitação específica, a Guarda poderá atuar para minimizar esses acidentes, além de orientar condutores e pedestres, contribuindo para a segurança viária”, enfatizou o secretário.



Na última aula do curso, os agentes realizaram ações práticas junto à SMTT e a policiais militares do BPRv/SE. A prática de abordagens a pessoas e veículos, técnicas de negociação em áreas de conflito, ações de fiscalização e ordenamento do tráfego foram algumas das atividades desenvolvidas.


Acompanhando a turma desde as primeiras aulas, o tenente-coronel Silveira, do BPRv/SE, parabenizou o município pela iniciativa de implantação da Guarda, que garantirá não apenas a proteção patrimonial, mas também a da própria população, inclusive no que diz respeito à segurança viária. “Isso reforça uma verdade essencial: trânsito sem integração não existe. É fundamental a união entre as forças municipais, estaduais e federais, tanto para mostrar à sociedade como deve funcionar a segurança viária quanto para que os novos agentes tenham como referência os demais órgãos, utilizando-os como fonte de informação e aprendizado. O BPRv, inclusive, está em campo, praticando essa integração ao lado da Guarda Municipal de São Cristóvão.”


Ainda de acordo com o tenente-coronel, durante a formação, os novos guardas tiveram acesso a equipamentos modernos, como radares móveis e etilômetros (bafômetros). “Eles aprenderam o uso desses recursos em sala de aula, e, para finalizar, estão praticando em campo.”


“A fiscalização de trânsito é essencial, não apenas para coibir o mau condutor, mas, principalmente, para salvar vidas. A expectativa é de que, no futuro, a Prefeitura também possa implementar tecnologias de fiscalização eletrônica no município, reforçando ainda mais esse compromisso com a segurança nas vias de São Cristóvão”, complementa Silveira.


O guarda Julião informou que a aula prática também foi um momento oportuno para se apresentar à população. “Nesta aula, aprendemos a manusear os equipamentos, técnicas de abordagem, para que nosso trabalho seja feito da forma mais eficaz possível. Além de ser um momento educativo, foi uma oportunidade para nos apresentarmos à população.”



O comandante da Guarda, Major Ademir Pantaleão, compartilhou os próximos passos da turma até a formatura oficial. “A partir de agora, os agentes estão aptos a atuar também nessa atribuição específica relacionada ao trânsito, cumprindo seu papel de forma ainda mais completa. Nos próximos dias, eles darão início a mais uma etapa do estágio operacional, que será realizada em diversas áreas do município. As atividades incluirão visitas e experiências práticas em unidades de educação, saúde e assistência social, permitindo que os agentes conheçam a realidade de cada setor e estejam preparados para atender às diferentes demandas da cidade”, conclui.


Foto: Dani Santos

Prefeitura Municipal de São Cristóvão

Comentários (0)