cover
Tocando Agora:

Artesãos sergipanos embarcam para 19º Salão do Artesanato de São Paulo

Grupo de 12 participantes viajou com incentivo do Governo de Sergipe e da Secretaria de Estado do Trabalho

Artesãos sergipanos embarcam para 19º Salão do Artesanato de São Paulo
Artesãos sergipanos embarcam para 19º Salão do Artesanato de São Paulo (Foto: Reprodução)

Artesãos sergipanos embarcaram no último domingo, 18, para São Paulo/SP, onde irão participar do 19º Salão do Artesanato de São Paulo - Raízes Brasileiras, que acontece de 21 a 25 de maio de 2025 no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. O grupo é composto por 12 participantes entre artesãs, artesãos e representantes de associações do setor. Com incentivo do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), estes profissionais serão os representantes locais do evento que mescla negócios e forte cunho cultural.


Os sergipanos levam para São Paulo peças únicas nas tipologias renda irlandesa, torção de arame, cerâmica, madeira, bordado e pintura a mão livre, que sempre se destacam na riqueza artesanal oriunda das várias regiões do país. Além dos artesãos, haverá presença de artistas populares, pesquisadores do setor, dirigentes de instituições e técnicos do setor artesanal brasileiro. Um grande público é esperado para os dias de exposição e comercialização, e a programação inclui também música, oficinas e gastronomia, sendo um espaço de lazer para toda a família.


A Diretoria de Artesanato e Empreendedorismo da Seteem, Daiane Santana, acompanha os artesãos na viagem, que promete render boas vendas, ampliação de repertório e contatos para os participantes. "Sempre acompanhamos nossos artesãos nas feiras nacionais nas quais eles têm participado. Este evento de São Paulo, especificamente, é uma vitrine muito importante, uma rica oportunidade de mostrar a riqueza cultural sergipana. Cada peça leva a identidade de Sergipe e reforça o artesanato como instrumento de inclusão, geração de renda e valorização da história", destacou.


A expectativa do grupo e da gestão da Seteem é superar o bom resultado obtido na participação anterior. De acordo com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), na 18ª edição do Salão de São Paulo, em 2024, os artesãos sergipanos alcançaram a segunda colocação no Nordeste e a oitava colocação do país nos resultados das vendas, com mais de R$ 162 mil em comercialização. Somados os valores de encomendas feitas, o montante chega a R$ 201.487,00.


ASN*

Comentários (0)