cover
Tocando Agora:

Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Aracaju recebe presidenta de conselho em defesa da pessoa com deficiência

O Conselho Municipal completa 24 anos neste ano

Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Aracaju recebe presidenta de conselho em defesa da pessoa com deficiência
Elaine Cristina Santos

Na manhã desta terça-feira,22, o espaço Tribuna Livre, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), recebeu a presidenta do Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Elaine Cristina Santos, para abordar o tema “a importância sobre a aprovação da lei de criação da Secretaria Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Aracaju”.


Segundo Elaine, o conselho municipal completa 24 anos em 2025, mas ainda enfrenta dificuldades. “Infelizmente, nesses 24 anos, a maioria foi de invisibilidade. Hoje, estamos aqui para dizer que existimos e precisamos do apoio desta Casa, por meio do fortalecimento das políticas públicas. O nosso conselho ainda não tem fundo e, por isso, venho pedir ajuda voltada às emendas impositivas, para que possamos aplicá-las em benefício das pessoas com deficiência”, destacou.


Além disso, Elaine parabenizou os parlamentares pela aprovação da lei que criou a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. A integrante do conselho também fez um apelo para que o colegiado seja consultado para a criação de projetos de lei na área.


O que disseram os vereadores?


O vice-presidente da Casa, vereador Pastor Diego (União Brasil), pontuou que “a criação da secretaria foi um grande passo e pode contar com o compromisso deste parlamento, para todos os dias trabalharmos em prol da criação de políticas públicas para as pessoas com deficiência”, afirmou.


A vereadora Sônia Meire (Psol) destacou que “com a criação da pasta, cobraremos que o Executivo encaminhe a lei para que a relação do conselho fique vinculada à secretaria. Vamos continuar defendendo que o conselho tenha fundo próprio e iremos cobrar que o Executivo também faça isso. Lutaremos também por uma nova sede para o conselho, para que ela seja acessível”, finalizou.


O vereador Iran Barbosa (Psol) explicou que “uma das formas de garantir a democracia direta é dando garantia ao pleno funcionamento dos conselhos para a criação de políticas públicas. Isso é fundamental, pois nossa cidade deve muito às pessoas com deficiência. Defendo que a secretaria tenha orçamento próprio e coloco nosso mandato à disposição”, destacou.


O vereador Elber Batalha (PSB) reiterou que o conselho é indispensável para que a secretaria seja de fato um instrumento para realizar a política. “Não faltará desta Casa o apoio e acolhimento, por meio das emendas. Para a criação do fundo do conselho, vale a pena falar com a prefeita e o secretário de Fazenda, pois se esse projeto for enviado, aprovaremos por unanimidade”.


O vereador Bigode do Santa Maria (PSD) ressaltou que as pessoas com deficiência enfrentam diversas dificuldades com acessibilidade, seja no centro da cidade ou em bairros periféricos. “Mas, parabenizo o conselho pela luta e conte com este vereador”, destacou. O vereador Fábio Meireles (PDT) destacou que os conselhos municipais são muito importantes. “Os conselhos possuem força e conseguem discutir soluções importantes para a causa. Conte conosco”.


O vereador Breno Garibalde (Rede) parabenizou o conselho municipal, na figura de Elaine, assim como relembrou o trabalho atuante do ex-vereador Lucas Aribé. “Aos poucos estamos avançando e iremos lutar para quebrar cada vez mais as barreiras”, finalizou. 


Ascom CMA*

Foto: China Tom

Comentários (0)