cover
Tocando Agora:

Orquestra Sinfônica de Sergipe realiza primeiro concerto da série Cajueiros no dia 10 de abril

Espetáculo retrata a cultura italiana em 'Viva Itália', com árias e peças sinfônicas

Orquestra Sinfônica de Sergipe realiza primeiro concerto da série Cajueiros no dia 10 de abril
Orquestra Sinfônica de Sergipe realiza primeiro concerto da série Cajueiros no dia 10 de abril (Foto: Reprodução)

No dia 10 de abril, quinta-feira, às 20h, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) fará o primeiro concerto de 2025 da série Cajueiros, com a apresentação da performance 'Viva Itália Árias e Peças Sinfônicas'. O espetáculo acontecerá no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, sob a regência do maestro Guilherme Mannis. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla e nas bilheterias do teatro. A Orsse é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap).


O concerto contará com a participação especial da mezzo-soprano Aline Araújo, que executará 5 árias em italiano, de óperas como 'AItaliana em Argel' e O Barbeiro de Sevilha, de Rossini, e Così fan tutte, de Mozart. As peças sinfônicas de Norma, de Bellini, Cavalleria Rusticana, de Mascagni, e a Sinfonia nº4, Italiana, de Felix Mendelssohn completam o programa.


Para o maestro da Orsse, Guilherme Mannis, interpretar obras italianas pode ser um desafio. "São peças que aliam grande virtuosismo a uma expressão musical profunda dos mais variados sentimentos. Trata-se de um concerto ideal pra quem gosta de boas histórias. Além disso, Aline é uma grande solista e o repertório é bastante variado: sairemos dos italianos e passaremos também por compositores germânicos que fazem suas leituras daquele país, como é o caso do gênio Mozart e de Mendelssohn. É um concerto para se desfrutar", contou.


Série Cajueiros


Criada em 2007, a Série Cajueiros é reconhecida por seu repertório diversificado, que inclui sinfonias de diferentes períodos históricos, obras pouco conhecidas ou inéditas, além da participação de renomados musicistas de todo o mundo.

A solista


Aline Araújo é professora de Canto da Universidade Federal de Sergipe. Obteve o título de Doutora em Música (Performance Musical) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em Canto Lírico e Mestra em Música (Performance Musical) pela UFMG.


ASN*

Comentários (0)