Dia Mundial da Conscientização sobre a Epilepsia acontece nesta quarta-feira
O movimento surgiu nos EUA em 2008

A data é um esforço internacional dedicado a aumentar a conscientização sobre a doença, mundialmente. Em 26 de março, todos anos, pessoas ao redor do mundo são convidadas a usar a cor roxa e promover eventos que tragam esclarecimento sobre epilepsia.
O movimento surgiu nos Estados Unidos em 2008, quando Cassidy Megan, motivada por sua própria luta contra a epilepsia, teve a ideia de criar um dia para se falar sobre a doença, em um esforço de dissipar mitos e mostrar às pessoas com essa condição que elas não estão sozinhas.
A epilepsia é uma doença neurológica crônica caracterizada por descargas anormais e excessivas de atividade elétrica no cérebro, resultando em crises recorrentes. É uma das doenças neurológicas mais comuns, afetando pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos até idosos.
Além da mobilização universal na quarta-feira, a capital sergipana no próximo sábado (29/03), será palco de um importante evento para debater ações sobre a epilepsia. O parque Augusto Franco, também conhecido como Sementeira, vai receber profissionais especialistas da área e pacientes para conhecer um pouco mais sobre essa doença neurológica.
O evento terá início às 09h e segue até às 12h. Uma roda de conversa vai tratar temas como: tipos, tratamentos e especialidades da doença, ações de concretização e combate ao preconceito. O ato é uma ação em conjunto da Associação Brasileira de Epilepsia (ABE) e Epilepsia Sergipe @epilepsia_se.
Especialista na área
A médica Vitória Prenazzi é uma das organizadoras da mobilização em Sergipe. A profissional está à disposição para entrevistas durante toda a semana e principalmente na quarta-feira ou sábado.
Vitória Prenazzi é neurologista e neurofisiologista referência na área da Epilepsia no estado de Sergipe.
Currículo
Neurologista pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG).
Neurofisiologista clínica pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC).
Fellowship em Epilepsia infantil/adulto e Eletroencefalograma (EEG) pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-USP).
Fellowship em Vídeo-Eletroencefalograma (VEEG) pelo Centro de Cirurgia de Epilepsia (CIREP) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-USP).
Por Felipe de Pádua*
Comentários (0)