cover
Tocando Agora:

Laboratório de Toxicologia Forense da Polícia Científica recebe novos equipamentos e tecnologias para periciais em amostras biológicas

Investimento é de R$ 4 milhões para consolidar unidade como uma das mais equipadas do Nordeste

Laboratório de Toxicologia Forense da Polícia Científica recebe novos equipamentos e tecnologias para periciais em amostras biológicas
Laboratório de Toxicologia Forense da Polícia Científica recebe novos equipamentos e tecnologias para periciais em amostras biológicas (Foto: Reprodução)

Para incrementar a produtividade e robustecer a qualidade técnica dos laudos periciais emitidos pelo Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF), vinculado à Polícia Científica (PCi), o Laboratório de Toxicologia Forense está recebendo novos equipamentos e tecnologias visando atualizar o parque analítico de perícias realizadas em amostras biológicas coletadas em local de crime ou ainda de materiais genéticos de pessoas vivas ou mortas em Sergipe. O investimento, orçado em R$ 4 milhões e advindo do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), visa fornecer laudos ainda mais confiáveis em torno de investigações acerca de mortes a esclarecer, intoxicação por uso de substâncias, uso de drogas, violência sexual e acidentes de trânsito.


Conforme o perito criminal Ricardo Leal, os investimentos que estão sendo aplicados no Laboratório de Toxicologia Forense irão estruturar ainda mais as análises periciais que já são desenvolvidas pelo IAPF. “Essas novas tecnologias e equipamentos vão manter o Laboratório como um dos bem mais estruturados da Região Nordeste, o que é importante para dar uma resposta esclarecedora à sociedade”, evidenciou.


Histórico de investimentos


Desde 2014, o Laboratório de Toxicologia Forense vem recebendo investimentos que têm viabilizado tanto a produtividade dos peritos criminais, quanto a qualidade dos laudos emitidos pelo IAPF. “Tivemos a compra de equipamentos que eram muito necessários e, quando o Instituto foi transferido para para o SergipeTec, nós conseguimos estruturar o laboratório para perícias importantes”, relembrou o perito criminal Ricardo Leal.


Reconhecimento nacional


Como resultado desse histórico de investimentos, desde 2015 o IAPF tem recebido peritos criminais de outras unidades da federação para análises de amostras coletadas em cenários de crimes e de mortes dos seus respectivos estados, conforme evidenciou Ricardo Leal. “Tivemos excelentes resultados nos últimos dez anos, o que levou os peritos criminais de outros estados a nos procurarem aqui no IAPF”, enfatizou o perito.


Polícia Científica


A Polícia Científica é a instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública (SSP) responsável por análises, exames e laudos pericias que esclarecem a dinâmica, a materialidade e a autoria de mortes violentas ou de crimes patrimoniais, além de elucidar óbitos que, anteriormente, estavam na condição de ‘morte a esclarecer’. Além do IAPF, a PCi também é composta por mais três institutos: Médico Legal (IML), de Criminalística (IC) e de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG).


SSP/SE*

Comentários (0)