Polícia Científica investe mais de R$ 5 milhões em equipamentos e novas tecnologias para exames e laudos no Instituto de Análises e Pesquisas Forenses
Recursos são do Fundo Nacional de Segurança Pública e visam robustecer a qualidade técnica dos laboratórios do IAPF

Com o objetivo de tornar mais célere os exames e robustecer a qualidade técnica dos laudos periciais emitidos pela Polícia Científica de Sergipe (PCi), o Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF) recebeu mais de R$ 5 milhões em investimento nos últimos dois anos. Os recursos, oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), vêm sendo aplicados em novos equipamentos, tecnologias, insumos e contratos de manutenção nos três laboratórios que formam o IAPF.
Dentre os novos equipamentos que estão sendo recebidos pelo IAPF, está o cromatógrafo para o Laboratório de Química Forense, conforme descreveu o diretor do IAPF, Kleber Willer. “Com esse equipamento, nós vamos continuar analisando drogas brutas e substâncias estimulantes que chegam para perícia no IAPF”, especificou.
Para o diretor do Instituto, os investimentos representam a atualização tecnológica dos laboratórios que formam o Instituto de Análises e Pesquisas Forenses. “Esses equipamentos são avanços tecnológicos, e a perícia criminal vem se renovando para descobrir novas substâncias que estão sendo utilizadas na esfera criminal”, contextualizou.
Com esses novos equipamentos e tecnologias, o objetivo da PCi é robustecer a qualidade dos exames e dos laudos periciais que são emitidos pelo IAPF. “Esses equipamentos trazem consigo a qualidade das análises que são feitas aqui no Instituto de Analises e Pesquisas Forenses”, assegurou Kleber Willer.
Gestão de Qualidade do IAPF
Ainda para efetivar a qualidade dos laudos emitidos pela PCi, o IAPF implementou o Sistema de Gestão de Qualidade nos três laboratórios do instituto: Biologia e Genética Forense; Química Forense; e Toxicologia Forense. “Para fornecer um melhor resultado na análise laboratorial dos laudos que são encaminhados à Polícia Civil e que são anexados aos inquéritos remetidos ao Tribunal de Justiça”, clarificou o diretor do IAPF.
Referência nacional
Diante do rol de equipamentos e da capacitação das equipes, os laboratórios têm recebido peritos criminais de outros estados, para concretizarem análises em torno de crimes ocorridos em seus respectivos estados. “Temos hoje laboratórios de ponta, e essa qualidade tecnológica, viabilizada pelo Governo do Estado, tem trazido também peritos criminais de outros estados para concretizarem suas análises no IAPF”, destacou Kleber Willer.
Polícia Científica
A Polícia Científica é a instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública (SSP) responsável por análises, exames e laudos pericias que esclarecem a dinâmica, a materialidade e a autoria de mortes violentas ou de crimes patrimoniais, além de elucidar óbitos que, anteriormente, estavam na condição de ‘morte a esclarecer’. Além do IAPF, a PCi também é composta por mais três institutos: Médico Legal (IML), de Criminalística (IC) e de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG).
SSP-SE *
Comentários (0)